You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Em nossos anos de experiência, reunimos algumas dicas e curiosidades para compartilhar com você, que está organizando seu evento.

Quem se dispõe a receber pessoas, seja em sua própria casa para uma comemoração familiar, seja para um evento de negócios, quer que seus convidados levem uma boa lembrança de sua personalidade, de seu bom gosto, de seu modo de ser.

O prazer de receber está em proporcionar momentos agradáveis àqueles que você convida. Quando tudo funciona bem o anfitrião se sente gratificado e feliz com a repercussão e os elogios que recebe.

Mas qual é a chave do sucesso?

Todo o evento bem sucedido começa com um bom planejamento. Mesmo a mais informal das reuniões precisa ser pensada. Um exemplo disso? Quem consegue fazer um almoço em casa para receber apenas seus familiares sem imaginar:
- qual a data mais indicada?
- quem virá?
- onde servir o almoço?
- o que vai ser servido, bebidas, sobremesa?
- qual equipamento será usado: toalha ou serviço americano, talheres, copos, guardanapos etc?

Responder essas questões corresponde a elaborar um plano. É simples assim!

Porém, quanto maior o evento maior deve ser o tempo dedicado ao planejamento, maior a riqueza de detalhes e maior a antecedência com que o plano deve ser preparado.

Existe uma forma para o planejamento? A maneira de planejar varia de pessoa para pessoa, porém três itens são básicos:
- Convidados
- Ambientação
- Comida e bebida

À medida que cada um desses tópicos vai sendo detalhado o outro vai sendo criado ou alterado até que se chegue ao desenho final, onde tudo deve estar previsto. É um trabalho meticuloso e paciente, mas os resultados colhidos serão compensadores.

Antes de tudo, porém, é preciso imaginar:
Que tipo de evento se quer fazer?
O que se comemora?
Qual a data e horário?
Qual o tipo de festa mais adequado para a ocasião e, mais importante,
Quanto se quer ou se pode gastar?

E a imaginação é claro deve correr solta sem ser tolhida por qualquer restrição. Quando se pensa grande, sempre há possibilidade de adaptar o sonho à realidade. Portanto, não limite a criatividade. Anote as idéias iniciais e vá aos poucos fazendo alterações, até chegar à forma final. Guarde sempre todas as anotações. Elas poderão ser úteis no planejamento de novos eventos e constituem fonte de informação sobre a experiência em acertos e erros cometidos.

Lembre-se: evento bem planejado é sucesso garantido!

CAFÉ DA MANHÃ:
O café da manhã é cada vez mais adotado para reuniões de trabalho, pois ele permite aos executivos ganharem tempo. Pode ser promovido em casa, no escritório, num clube ou restaurante. Geralmente é realizado no primeiro horário da manhã e até as 10 horas. Podem ser servidos chá, chocolate, café e leite, sucos e frutas. Deve-se ter à mesa pães de diversos tipos (preto, de fôrma, francês, croissants, brioches, etc), bolos e tortas, biscoitos e ovos, que podem ser mexidos, quentes ou em omelete. Devem ser incluídos ainda manteiga, queijos brancos, coalhadas, mel e geléia, além de adoçante e açúcar. O café da manhã pode ser servido a partir de uma pessoa.

COFFEE BREAK:
O Coffee Break é muito utilizado em intervalos de uma reunião, palestra, conferência, seminário, congresso, onde as pessoas fazem um “lanche rápido” sempre anexo ou próximo ao local do evento. O cardápio pode ser muito variado, mas geralmente são servidos pães, biscoitos, mini-croissants, sanduíches, cafés, chás, frutas, sucos, salgadinhos, doces, etc variando de acordo com budget, público e até horário. O objetivo do Coffee Break não é apenas comer, e sim que os participantes possam socializar, relaxar, voltando para a reunião com mais disposição e concentração.

BRUNCH:
Há pouca diferença entre o brunch e o café da manhã. O brunch é indicado para o horário entre 11h e 14h. No cardápio, acrescenta-se ao que é servido no café da manhã, saladas, frios e também pratos quentes com direito a aperitivos e sobremesa. O brunch é mais usado nos fins de semana, quando as pessoas acordam mais tarde e acabam fazendo duas refeições em uma (café da manhã e almoço). Pelo mesmo motivo é indicado para datas festivas, como o Réveillon. No brunch, ao contrário do café da manhã, servem-se champanhe e vinho.

ALMOÇO:
Este é o tipo de evento que cobre quase todas as ocasiões, desde uma reunião de trabalho no escritório a um casamento de dia. Durante a semana, o almoço deve ser mais leve, pois na maioria das vezes os convidados vieram do trabalho, para onde retornarão mais tarde. Por isso o menu não deve ser muito pesado. O almoço de fim de semana, ao contrário, pede um prato substancioso, de preferência algo típico, como feijoada, cozido, churrasco, vatapá etc... Também acontece mais tarde, pois as pessoas não estão presas a outros compromissos. Em qualquer caso, as sobremesas devem ser mais leves. O vinho ideal para o dia é o branco, e por isso é o mais apropriado para o almoço, a não ser, é claro, que o menu inclua carne vermelha, situação em que o vinho tinto é a única escolha certa.

CHÁ:
O chá é uma reunião mais descontraída do que o almoço e, por isso, mais flexível em relação ao número de convidados e menos rígida no que diz respeito aos horários. É, geralmente, um evento para a tarde no qual se deve servir sanduíches, salgadinhos, docinhos, biscoitos, tortas e bolos de aniversário, se alguém faz anos. Também se serve chá. Antes do chá propriamente dito, oferecem-se sucos e refrigerantes. Pode ser feito em casa ou em clubes, e destina-se às mais variadas ocasiões: aniversários, reunião de jogos, simples encontros de amigos, eventos beneficentes etc...

HAPPY HOUR:
O happy hour é uma reunião no fim do dia de trabalho e, por isso, pode ser realizada no próprio escritório, servindo-se vinho branco, uísque, cerveja, refrigerante e salgadinhos. Em geral é uma confraternização entre colegas de trabalho que, ao término do expediente ou da semana, vão contabilizar ganhos e perdas ou simplesmente falar de amenidades para relaxar. Algumas comemorações também podem ser feitas num happy hour: o balanço de uma empresa, o fechamento de um grande negócio, ou mesmo a despedida de alguém. Embora promovido geralmente no próprio local de trabalho, o happy hour também pode ser feito em casa, no fim de tarde, para receber os amigos. Pode até tornar-se um hábito entre um grupo que, em determinado dia da semana, reúne-se na casa de alguém.

COQUETEL:
Realiza-se geralmente após as 19h. É um evento bem flexível no que diz respeito ao número de convidados. Nele costuma-se servir canapés, salgadinhos, refrigerante, suco de tomate, vinho branco, uísque, champanhe. O coquetel, em geral, tem hora para terminar, mas quando vai até mais tarde pode-se servir um prato quente. É o tipo de evento no qual se comemora um aniversário, o lançamento de um livro, a aprovação num concurso, o recebimento de um prêmio etc...

JANTAR:
De todos os acontecimentos é o mais elaborado exigindo menu mais requintado. Pode ser sentado à mesa ou bufê, dependendo do tom mais ou menos formal que se queira dar ao encontro. No jantar sentado, deve-se ter uma atenção especial na escolha de talheres, copos e toalhas, na disposição dos convidados, na decoração da mesa. Também é fundamental a escolha certa do menu: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

CEIA:
A ceia é um bufê servido mais tarde, em horário posterior ao do jantar. Geralmente, promove-se uma ceia após um concerto ou uma peça de teatro, além da tradicional ceia da noite de Natal. Pode-se servir queijos, saladas, ou um prato mais forte, como um frango, uma carne ou uma massa. As bebidas podem incluir, além de refrigerantes e vinhos, champanhe.

SERVIÇO À FRANCESA:
O serviço à francesa é característico do jantar formal. É imprescindível que haja espaço suficiente para que as pessoas possam ser servidas sem serem tocadas por quem serve. O serviço se dá ora pela direita, ora pela esquerda do convidado. Para colocar os pratos e servir os alimentos quem serve deve estar à esquerda. Para colocar os copos e servir bebidas bem como colocar talheres de sobremesa quem serve deve ficar à direita do convidado. A mão de quem serve nunca deve passar diante do convidado: Os pratos usados devem ser retirados pela direita com a mão direita e os limpos, colocados pela esquerda com a mão esquerda de quem serve; ambos os movimentos feitos pela esquerda do convidado. As travessas devem ser carregadas na palma da mão esquerda e oferecidas ao convidado pela esquerda (usar um guardanapo na mão esquerda dobrado em forma quadrada). O próprio convidado deve servir-se quando a pessoa que serve oferece a travessa. Esta deve ser oferecida na altura que facilite a tarefa do convidado, verificando sempre se o garfo e/ou a colher para servir estão na direção do convidado. A primeira pessoa a ser servida é a senhora à direta do anfitrião, depois a que estiver à direita da que foi servida anteriormente e assim por diante. A anfitriã é a última a ser servida, a menos que haja filhas que ainda morem na casa; estas devem ser servidas depois da mãe. O primeiro homem a ser servido é o que estiver à direita da anfitriã, o seguinte o que estiver à direita do que tiver sido servido. A última pessoa a ser servida é o anfitrião, a menos que existam filhos que ainda morem na casa; estes devem ser servidos por último.

SERVIÇO À INGLESA DIRETO:
As travessas são apresentadas à esquerda do convidado, mas quem serve é o garçom.

SERVIÇO À INGLESA INDIRETO:
As travessas são apresentadas ao convidado pelo lado esquerdo, mas apenas para serem vistas. Há uma mesa auxiliar onde as travessas são apoiadas e o garçom é quem serve os convidados montando os pratos nessa mesa.

SERVIÇO À AMERICANA:
O serviço à americana é essencialmente prático e indicado, sobretudo quando não houver espaço para todos se sentarem à mesa. Caracteriza-se pela informalidade e pode ou não contar com empregados, dependendo do número de convidados. Cada pessoa serve-se em uma mesa principal onde estão as travessas, os pratos e os talheres e depois se acomoda nos sofás ou nas cadeiras espalhadas pelo ambiente.

Você sabe qual o significado do vestido de noiva? E da aliança ou do buquê? Separamos estas e outras curiosidades, especialmente para você.

Lua de mel
A palavra lua de mel tem sua origem nos casamentos por captura, onde antigamente os homens capturavam suas amadas e a escondia por um mês (de uma lua cheia até a outra). Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome "lua de mel".

Buquês e seus Significados
Os primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham, cada uma, seu significado: lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia etc.

Vestido de noiva
Você sabia que o vestido branco para o casamento, que foi adotada em todo mundo, veio da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert? Onde a rainha pediu seu pretendente em casamento, uma vez que esse tipo de pedido a uma rainha não era permitido.

Aliança
O uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração.

Chuva de arroz
O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial é uma tradição que teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.

Você sabe a origem do doce mais famoso de um casamento?

O Bem-Casado representa duas partes que se unem. Uma parte representa a cumplicidade e a outra, respeito mútuo.

Para se ter muita sorte em uma união, deve ser distribuído um bem-casado para cada convidado. Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem-casado, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. Basta fazer um pedido, antes de dar a primeira mordida.

Uma das tradições mais deliciosas, o bem-casado pode ser usado em diferentes momentos:
- Casamentos: Para dar sorte ao casal e aos convidados;
- Nascimento: Dar as boas-vindas para o bebê, desejando-lhe vida feliz e saúde;
- União de Empresas: Prosperidade e Fortuna;
- Debutante: Para compartilhar a juventude eterna;
- Bodas: Para compartilhar a união feliz e o amor eterno.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre este doce, não deixe faltar em seu evento!

1º Ano de Casamento Bodas de Papel
2º Ano de Casamento Bodas de Algodão
3º Ano de Casamento Bodas de Couro ou Trigo
4ª Ano de Casamento Bodas de Flores, Frutas
5º Ano de Casamento Bodas de Madeira
6º Ano de Casamento Bodas de Açucar ou Perfume
7º Ano de Casamento Bodas de Cobre ou Latão
8º Ano de Casamento Bodas de Coral, Barro ou Papoula
9º Ano de Casamento Bodas de Ágata, Cerâmica ou Vime
10º Ano de Casamento Bodas de Estanho ou Zinco
11º Ano de Casamento Bodas de Aço
12º Ano de Casamento Bodas de Ônix
13º Ano de Casamento Bodas de Linho ou Renda
14º Ano de Casamento Bodas de Marfim
15º Ano de Casamento Bodas de Cristal
16º Ano de Casamento Bodas de Safira ou Turmalina
17º Ano de Casamento Bodas de Rosa
18º Ano de Casamento Bodas de Turquesa
19º Ano de Casamento Bodas de Água Marinha
20º Ano de Casamento Bodas de Porcelana
21º Ano de Casamento Bodas de Zircão
22º Ano de Casamento Bodas de Louça
23º Ano de Casamento Bodas de Palha
24º Ano de Casamento Bodas de Opala
25º Ano de Casamento Bodas de Prata
26º Ano de Casamento Bodas de Alexandrita
27º Ano de Casamento Bodas de Crisoprásio
28º Ano de Casamento Bodas de Hermatita
29º Ano de Casamento Bodas de Erva ou Lã
30º Ano de Casamento Bodas de Pérola
31º Ano de Casamento Bodas de Nácar
32º Ano de Casamento Bodas de Pinho
33º Ano de Casamento Bodas de Crisólita
34º Ano de Casamento Bodas de Oliveira
35º Ano de Casamento Bodas de Coral
36º Ano de Casamento Bodas de Cedro
37º Ano de Casamento Bodas de Aventurina
38º Ano de Casamento Bodas de Carvalho
39º Ano de Casamento Bodas de Mármore
40º Ano de Casamento Bodas de Esmeralda
41º Ano de Casamento Bodas de Seda
42º Ano de Casamento Bodas de Prata Dourada
43º Ano de Casamento Bodas de Azeviche
44º Ano de Casamento Bodas de Carbonato
45º Ano de Casamento Bodas de Rubi
46º Ano de Casamento Bodas de Alabastro
47º Ano de Casamento Bodas de Jaspe
48º Ano de Casamento Bodas de Granito
49º Ano de Casamento Bodas de Heliotrópio
50º Ano de Casamento Bodas de Ouro
51º Ano de Casamento Bodas de Bronze
52º Ano de Casamento Bodas de Argila
53º Ano de Casamento Bodas de Antimônio
54º Ano de Casamento Bodas de Níquel
55º Ano de Casamento Bodas de Ametista
56º Ano de Casamento Bodas de Malaquita
57º Ano de Casamento Bodas de Lápis-Lazúli
58º Ano de Casamento Bodas de Vidro
59º Ano de Casamento Bodas de Cereja
60º Ano de Casamento Bodas de Diamante
61º Ano de Casamento Bodas de Cobre
62º Ano de Casamento Bodas de Telurita
63º Ano de Casamento Bodas de Sândalo
64º Ano de Casamento Bodas de Fabulita
65º Ano de Casamento Bodas de Platina
66º Ano de Casamento Bodas de Ébano
67º Ano de Casamento Bodas de Neve
68º Ano de Casamento Bodas de Chumbo
69º Ano de Casamento Bodas de Mercúrio
70º Ano de Casamento Bodas de Vinho
71º Ano de Casamento Bodas de Zinco
72º Ano de Casamento Bodas de Aveia
73º Ano de Casamento Bodas de Manjerona
74º Ano de Casamento Bodas de Macieira
75º Ano de Casamento Bodas de Brilhante
76º Ano de Casamento Bodas de Cipreste
77º Ano de Casamento Bodas de Alfazema
78º Ano de Casamento Bodas de Benjoim
79º Ano de Casamento Bodas de Café
80º Ano de Casamento Bodas de Carvalho